.O presente Blog
"Inventariando os Espaços e os Lugares de Espaços e Memórias de Umuarama
-Pr., com o Auxílio das Tecnologias" é fruto do trabalho
desenvolvido por um conjunto de alunos do 1º EMK e 1º EMW - turno da manhã, do
Col. Est. Prof.ª Hilda T. Kamal fundamentada na Produção
Didático-pedagógica apresentada ao Programa de Desenvolvimento Educacional
– PDE_SEED/PR, sob orientação do Prof. Doutor Bruno Flávio Lontra
Fagundes, do Departamemto de
História da Universidade Estadual Paranaense –
UNESPAR/CAMPO MOURÃO.
Nesse sentido, algumas
reflexões fazem-se necessárias em função das ações realizadas:
1º - a existência de uma
não preocupação da população local e dos dirigentes públicos para com a
preservação e a conservação dos espaços públicos e privados oriundos do período colonizador, como por exemplo, os imóveis antigos e as praças de Umuarama;
2º - oportunizar o encaminhamento de ações, via sala de aula, buscando desenvolver nos
alunos uma conscientização sobre a necessidade de preservar os espaços
históricos da cidade, tornando-os representativos e significativos para eles;
3º - reafirmar a
necessidade dos professores de utilizarem equipamentos e recursos tecnológicos presentes
no ambiente escolar, como a TV multimídia, os computadores, o laboratório de
informática, os aparelhos de vídeos, os tablets, entre outros e, que possam auxiliar na implementação e na aquisição do conhecimento científico através do processo de
ensino-aprendizagem.
4º - Estimular o hábito pelo estudo das heranças históricas
da cidade/município, tanto para os alunos como para os professores,
desenvolvendo uma reflexão sob a ótica da historia e não como mero detalhes
quantitativos, decorativos ou saudosistas.
Nesse sentido, a produção deste Inventário dos possíveis
espaços (construções, imóveis antigos, bens públicos) da cidade de Umuarama
buscou contemplar através de fotos as ações e contribuições daqueles e daquelas que também se
fizeram presentes nas condições históricas durante o processo de colonização e
ocupação da cidade de Umuarama.
Ao se propor estabelecer
esta relação entre a produção de um inventário e o ensino de História, objetivou-se levar os alunos
a refletirem acerca das permanências históricas que ainda se encontram
presentes na história da cidade e que são resultados diretos do processo
colonizador, contribuindo assim para a formação de uma consciência
histórico-crítica em relação ao passado da cidade como também na formação de um
senso crítico voltada para a educação patrimonial.
Encaminhar os alunos a pesquisarem sobre os possíveis espaços (construções, imóveis
antigos, bens públicos) da cidade de Umuarama pressupõe propor ferramentas que
vão além das narrativas oficiais, informativas, fragmentárias, factuais e
lineares e que de uma certa forma são utilizadas para naturalizar as relações
históricas e sociais entre os diversos grupos que compõe uma sociedade.
Desvelar essa naturalidade é o papel da história enquanto
ciência, possibilitando aos diversos agentes históricos tornarem sujeitos
ativos no processo de formação da sociedade. E nesse sentido o estudo da
história local representa uma oportunidade para que os diferentes sujeitos
históricos sejam efetivamente inseridos na sociedade, saindo da situação de
esquecidos ou omitidos, para partícipes de uma sociedade real e concreta.
Professor Miiller
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