quinta-feira, 19 de junho de 2014

Apresentação Blog "Inventariando os Espaços e os Lugares de Espaços e Memórias de Umuarama -Pr., com o Auxílio das Tecnologias"


.O presente Blog "Inventariando os Espaços e os Lugares de Espaços e Memórias de Umuarama -Pr., com o  Auxílio das Tecnologias" é fruto do trabalho desenvolvido por um conjunto de alunos do 1º EMK e  1º EMW - turno da manhã, do Col. Est. Prof.ª Hilda T. Kamal fundamentada na Produção Didático-pedagógica apresentada ao Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE_SEED/PR, sob orientação do Prof. Doutor Bruno Flávio Lontra Fagundes, do Departamemto de História da Universidade Estadual Paranaense – UNESPAR/CAMPO MOURÃO.
Nesse sentido, algumas reflexões fazem-se necessárias em função das ações  realizadas:
1º - a existência de uma não preocupação da população local e dos dirigentes públicos para com a preservação e a conservação dos  espaços públicos e privados oriundos do período colonizador, como por exemplo, os imóveis antigos e as praças de Umuarama;
 - oportunizar o encaminhamento de ações, via sala de aula, buscando desenvolver nos alunos uma conscientização sobre a necessidade de preservar os espaços históricos da cidade, tornando-os representativos e significativos para eles; 
3º - reafirmar a necessidade dos professores de utilizarem equipamentos e recursos tecnológicos presentes no ambiente escolar, como a TV multimídia, os computadores, o laboratório de informática, os aparelhos de vídeos, os tablets, entre outros e, que possam auxiliar na implementação e na aquisição do conhecimento científico através do processo de ensino-aprendizagem.
4º - Estimular o hábito pelo estudo das heranças históricas da cidade/município, tanto para os alunos como para os professores, desenvolvendo uma reflexão sob a ótica da historia e não como mero detalhes quantitativos, decorativos ou saudosistas.
Nesse sentido, a produção deste Inventário dos possíveis espaços (construções, imóveis antigos, bens públicos) da cidade de Umuarama buscou contemplar através de fotos as ações e contribuições daqueles e daquelas que também se fizeram presentes nas condições históricas durante o processo de colonização e ocupação da cidade de Umuarama.
Ao se propor estabelecer esta relação entre a produção de um inventário e o ensino de História, objetivou-se levar os alunos a refletirem acerca das permanências históricas que ainda se encontram presentes na história da cidade e que são resultados diretos do processo colonizador, contribuindo assim para a formação de uma consciência histórico-crítica em relação ao passado da cidade como também na formação de um senso crítico voltada para a educação patrimonial.
Encaminhar os alunos a pesquisarem sobre os possíveis espaços (construções, imóveis antigos, bens públicos) da cidade de Umuarama pressupõe propor ferramentas que vão além das narrativas oficiais, informativas, fragmentárias, factuais e lineares e que de uma certa forma são utilizadas para naturalizar as relações históricas e sociais entre os diversos grupos que compõe uma sociedade.
Desvelar essa naturalidade é o papel da história enquanto ciência, possibilitando aos diversos agentes históricos tornarem sujeitos ativos no processo de formação da sociedade. E nesse sentido o estudo da história local representa uma oportunidade para que os diferentes sujeitos históricos sejam efetivamente inseridos na sociedade, saindo da situação de esquecidos ou omitidos, para partícipes de uma sociedade real e concreta.

                                                                                     Professor Miiller


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